Cooperação Estratégica

Porquê Cooperar?

A oferta de valor acrescentado, a abordagem sustentada a novos mercados, a angariação de massa crítica e a capacidade de criar sinergias assumem nos dias de hoje cada vez mais relevância para a competitividade e sobrevivência das empresas.

Só uma abordagem conjunta será possível angariar a necessária massa crítica que permita às empresas fazer face aos desafios da competitividade.

A NERSANT encontra-se a fazer uma campanha junto das empresas, com vista a identificação de possíveis sinergias que lhes permitam melhorar o desempenho em aspetos essenciais da sua atividade.

As duas novas redes a criar assentam nesta lógica de angariação de escala, a saber:

Rede de Cooperação para o Setor da Metalomecânica

Esta rede assenta numa lógica de abordagem a novos mercados e angariação efetiva de economias de escala. Pretendemos:

  • Mobilizar as empresas da Região do Ribatejo, nomeadamente as da fileira da metalomecânica, passíveis de integrar uma nova rede de cooperação empresarial;
  • Estruturar e dinamizar uma Rede de Cooperação no setor da Metalomecânica, com vista a uma abordagem ao mercado de Marrocos;
  • Fomentar o estabelecimento das parcerias com entidades/ empresas presentes em Marrocos, concretamente com o Tecnopolo de Tanger.

Rede de Cooperação Multisetorial

Esta rede visa a constituição de possíveis alianças entre empresas, que permitam criar sinergias e conjugar vantagens para todos os intervenientes. Pretendemos:

  • Promover atividades de networking entre os seus membros, pela partilha de experiências, informações e melhores práticas no acesso a novos mercados;
  • Fomentar a cooperação empresarial entre as empresas do Ribatejo para a abordagem a mercados internacionais, nomeadamente, pelo estabelecimento de novas formas de cooperação;
  • Alavancar a capacitação em internacionalização das empresas do Grupo;

Relativamente ao perfil das empresas a integrar esta rede, em particular, serão empresas associadas da NERSANT, dos diferentes setores de atividade (alimentar, curtumes, papel e outros), com experiência em mercados externos e com o objetivo de incrementar a sua atividade de expansão internacional.

Se pretender mais informações ou integrar alguma das redes, contacte-nos.