Instrumentos de revitalização e transmissão empresarial explicados no Ribatejo

O IAPMEI está a realizar por todo o país ações de sensibilização sobre os instrumentos de revitalização e transmissão empresarial. A NERSANT recebeu este instituto no Ribatejo, tendo promovido a realização de duas sessões de esclarecimentos para as empresas, uma na Lezíria do Tejo, em Santarém, e outra no Médio Tejo, em Torres Novas. Estiveram presentes mais de 50 empresários da região.

"Hoje em dia existe muito mais instabilidade do que antigamente e as empresas têm que ter níveis de flexibilidade e adaptação à mudança. Por este motivo, é necessário que as empresas façam uma avaliação permanente no seu posicionamento no mercado e repensem o seu modelo de negócio, se necessário", começou por dizer na sessão de abertura dos seminários Luís Roque, da Comissão Executiva da NERSANT, e justificando assim a existência dos diversos instrumentos para a revitalização e transmissão de empresas.

O IAPMEI esteve presente com uma equipa técnica altamente especializada para apresentar os instrumentos e soluções disponíveis para as empresas. No âmbito da restruturação empresarial, Manuel Arsénio, do Departamento de Revitalização Empresarial do IAPMEI deu a conhecer os instrumentos de revitalização ao dispor das empresas e as soluções que promovem a antecipação dos processos de reestruturação empresarial, com destaque para a utilização da ferramenta de Diagnóstico Prévio, acessível a partir do site do IAPMEI. Seguiu-se apresentação de André Março, da Direção de Capacitação Empresarial, que apresentou o apoio deste instituto na dinamização de processos de fusão, aquisição e sucessão enquanto solução para as empresas que pretendam incrementar o nível de competitividade dos seus negócios através de processos de aquisição, para as que enfrentam constrangimentos no desenvolvimento da sua atividade e para as empresas que, por outros motivos, equacionam a alienação total ou parcial do seu capital.

Para além da apresentação dos diversos mecanismos, a sessão contou ainda com um espaço de atendimento personalizado. Desta forma, todos os empresários presentes puderam efetuar inscrição para reunir de forma individual e expor o caso da sua empresa aos técnicos do IAPMEI. Muitas foram as empresas a beneficiar destas reuniões, onde o IAPMEI prestou aconselhamento a cada um dos casos expostos.

Tendo a NERSANT efetuado já trabalho na área da Transmissão Empresarial, todos os presentes tiveram acesso a documentação da associação sobre este tema. Para mais informações sobre processos de reestruturação, revitalização ou transmissão de empresas, os interessados podem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

De referir que as sessões de esclarecimentos decorreram no dia 12 de novembro. De manhã, realizou-se ação de sensibilização em Santarém, e de tarde, em Torres Novas.